Terapia Familiar
Terapia Familiar, o que é?
A terapia familiar é uma excelente alternativa para famílias que estão passando por momentos de conflitos e desarmonia. Ela surgiu, para identificar os pontos de atrito no relacionamento entre familiares e encontrar soluções ágeis para tornar a vida de todos, melhor e mais saudável. Os membros de uma família compartilham suas vivências e dialogam entre si com a mediação de um terapeuta familiar. O foco é a comunicação e a interação entre os membros, facilitando um relacionamento mais saudável.
Quando a terapia familiar é indicada?
Nem todos conseguem lidar com os problemas familiares sem estresse, brigas e mágoas. Algumas situações são extremas e desgastantes, abalando o emocional de todos os membros da família. A TF é indicada para ajudar a fortalecer os relacionamentos e aprofundar o conhecimento de si mesmo. A Terapia Familiar possibilita a solução de conflitos, o autoconhecimento e a melhora da saúde mental. A TF É um passo em direção ao alívio das aflições familiares. Os relacionamentos se fortalecem quando conseguimos trabalhar as mágoas passadas e encontrar soluções e conseguir resgatar os laços familiares. Toda a dinâmica familiar tem naturalmente alguns conflitose problemas. Quando temos uma oportunidade para falar com sinceridade sobre o que nos incomoda na atitude do outro, e ao mesmo tempo o outro consegue nos ouvir, conseguimos estabelecer, empatia e respeito, valores fundamentais para uma relação saudável.
Problemas que trazem as famílias à Terapia Familiar:
-
A perda recente de um familiar
-
Impasses no casamento
-
Famílias recompostas/Arranjos Familiares-
-
Crise financeira
-
Problemas com drogas
-
Parente com transtorno mental, idosos com demências
-
Problemas emocionais ou comportamentais dos filhos,
-
Dificuldades parentais, famílias recompostas.
Quais os objetivos da terapia familiar?
-
Promover o autoconhecimento em nível individual e familiar;
-
Incentivar o diálogo, melhorar a comunicação e respeito entre os membros da família;
-
Identificar os padrões que geram os comportamentos;
-
Compreender o papel de cada indivíduo dentro dinâmica familiar
-
Aumentara responsabilidade pessoal;
-
Favorecer mudanças construtivas
-
Exercitar a empatia
Quais os tipos de terapia familiar?
Como todo tratamento terapêutico, a terapia familiar também possui diversas escolas e técnicas que podem direcionar a ação do terapeuta. O terapeuta pode seguir uma abordagem de tratamento baseado em evidencias, ou combinar elementos de diferentes abordagens.

A escola sistêmica vê as relações familiares como um sistema de interações na qual as ações de cada membro afetam a família como um todo e particularmente a cada integrante dela.
A escola transgeracional busca no passado os padrões repetitivos e disfuncionais que provocam as relações conflituosas no presente.
A escola estrutural busca alterar as posições de cada membro da família promovendo mudanças para que todos possam interagir fortalecendo as relações em si.
A escola estratégica tem uma abordagem mais prática, tendo como objetivo identificar um problema específico, buscando reestruturar as interações familiares.